Interbrand Estudo Patrocínio 2015
Marcas brasileiras mais valiosas 2015

Todos os anos, junto com o Ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas, publicamos um estudo que resume as tendências e desafios encontrados nas trincheiras de nosso escritório. Já falamos sobre a relação das Marcas com a Cidadania Corporativa, com Fusões e Aquisições, sobre o caminho das Marcas Brasileiras para se Internacionalizar e, claro, sobre a marca Brasil.

A ideia é dividir aquilo que aprendemos com nossos projetos e clientes, sempre analisando novas posturas, antecipando demandas e conectando as marcas brasileiras com aquilo que está por vir.

Neste ano, com a aproximação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o assunto está diretamente relacionado às estratégias de patrocínio das grandes marcas.

Acreditamos que patrocínio é uma das mais poderosas ferramentas de construção de marca. Para ser eficiente, é fundamental que não exista apenas como uma aventura, mas de forma alinhada e estratégica, sempre respondendo a um propósito legítimo.

Num tempo em que as conexões das pessoas com as marcas são absolutamente fragmentadas, só se destacarão aquelas capazes de criar empatia com as prioridades de todos, de encontrar o consumidor onde ele estiver, quando ele quiser, integrando produtos e serviços ao dia a dia de cada um.

Hoje, a percepção de uma marca é formada a partir de muitos “micromomentos”, e a capacidade de curar, desenhar, editar, coreografar e conectar cada um deles é um dos maiores desafios dos seus gestores.

O patrocínio, aliado à estratégia da marca, tem se mostrado uma excelente ferramenta para catalisar a construção dessas experiências únicas, capazes de encantar consumidores e engajar o público interno.

Convidamos você a espiar este universo extraordinário e conhecer nossos cases favoritos.

Boa leitura!

O time por trás do estudo

Edição

Daniella Giavina-Bianchi,
Felipe Valério e Pedro Kastelic

Coordenação Geral

Laura Garcia e Felipe Valério

Projeto Gráfico

Sergio Cury, Leandro Strobel, Erick Fugii

Colaboraram | Artigos e Entrevistas

Daniella Giavina-Bianchi, Tom Zara, Felipe Valério, Laura Garcia, André Matias, André Ximenez, Taís Scaroni, Andrea Janér, Katherine Law, Cristiana Pearson, Pedro Kastelic, Beto Almeida e Olivia Guerra

Colaboraram | Arte

Carlos Teles, Joelma Tokusato, Lucas Gini, Marcell Miyahira, Natalia Zomignam

Revisão

Paulo Oliveira

Comunicação

Rosa Fonseca

Nosso obrigado especial

Felipe Gomes, Gilberto Dimenstein, Marcus Vinicius Freire, Akiko Nishimoto, Pedro Alves, Eduardo Tracanella, Eduardo Costa e Marcelo Franco.

Desenvolvimento

Parceiro de pesquisa

Provokers

Apoio institucional

Provokers

Interbrand

Para saber mais sobre o que a gente faz e acredita:
www.interbrandsp.com.br
www.interbrandsp.com