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O que torna uma marca forte?

Nossa experiência e nosso conhecimento demonstram que as marcas posicionadas de forma ideal para continuar gerando demanda no futuro são aquelas capazes de obter um desempenho melhor que o da concorrência em uma série de dimensões.

Essas dimensões são organizadas na metodologia da Interbrand por meio da análise de Força de Marca, composta pela avaliação de dez fatores. Quatro deles são internos à organização, refletindo o fato de que grandes marcas são formadas de dentro para fora. Os outros seis são externos, considerando o impacto em consumidores e outros públicos estratégicos.

Essa ferramenta entrega uma série de insights práticos, ensinando sobre movimentos futuros, em vez de fornecer apenas um reflexo do passado. Além disso, ao abordar a força da marca tanto internamente quanto externamente, é possível ter uma visão mais completa de sua performance.

Fatores Internos


Clareza

Clareza

Clareza interna sobre o que a marca representa e seus valores, posicionamento e proposta. Clareza também sobre o público-alvo e percepções.

Comprometimento

Comprometimento

Compromisso interno com a marca e a crença na importância da mesma. O quanto a marca recebe apoio em termos de tempo, influência e investimento.

Capacidade de Resposta

Governança

O grau em que a organização tem as habilidades necessárias, e um modelo operacional para a marca que permita a implementação efetiva de sua estratégia

Governança

Capacidade de Resposta

A habilidade de responder à mudanças, desafios e oportunidades do mercado. A marca deve ter um senso de interno de liderança e o desejo e habilidade de evoluir constantemente para se renovar.


Fatores Externos


Autenticidade

Autenticidade

A marca é solidamente baseada em uma verdade e capacidade interna. Tem uma herança e um conjunto de valores bem definidos e seu desempenho satisfaz as expectativas de seus consumidores.

Relevância

Relevância

A adequação às necessidades e desejos dos clients/consumidores em diferentes regiões e demografias.

Diferenciação

Diferenciação

O quanto clients/consumidores percebem a marca como tendo um posicionamento e uma experiência diferenciados, distintos da concorrência.

Consistência

Consistência

O grau em que a marca ganha vida sem falhas em todos os pontos de contato em que está presente, ou formatos em que é aplicada.

Presença

Presença

O grau em que a marca é percebida como onipresente e recebe comentários positivos de consumidores, clientes e formadores de opinião, tanto na mídia tradicional como na mídia digital.

Engajamento

Engajamento

O grau em que consumidores demonstram entendimento profundo da marca, uma participação ativa e um forte senso de identificação com a mesma.



Este ano, contamos novamente com a Provokers para realizar uma pesquisa quantitativa que apoiou nossa análise. Foram entrevistadas 1007 pessoas, considerando homens e mulheres de todo Brasil acima de 15 anos de idade, das classe A, B e C. Ao todo, foram avaliadas 124 marcas em 16 categorias diferentes. No estudo foram explorados níveis de conhecimento, consideração, preferência, uso, recomendação e rejeição, além dos atributos que permeiam a imagem dos consumidores em relação as marcas.

Categorias avaliadas

acessórios & vestuário, alimentos industrializados, bebidas não alcoólicas, cerveja, produtos de beleza e higiene pessoal, eletrodoméstico e móveis, eletroeletrônicos, postos de combustível, sites de compras, farmácias e drogarias, lojas de departamento, supermercados, serviços financeiros (seguradoras, bancos, sistema de pagamentos eletrônicos), telecom (TV, telefonia móvel ou fixa), viagens e hospitalar/laboratórios.