MARCAS BRASILEIRAS MAIS VALIOSAS 2015

Diretores

A turbulência do cenário político e os passos lentos da economia geraram desconfiança e a incerteza dos brasileiros impactou no desempenho de muitas marcas. Por outro lado, assistimos marcas aproveitando o momento para estreitar seus laços com os consumidores e se valorizar ainda mais.

O ano de 2015 tem a característica de um ranking com variações nunca antes observadas em nosso estudo. Uma série de crescimentos e reduções de valor de marca com variações de dois dígitos.

Como reflexo dessas variações, temos por um lado, o aumento de 2,75% no valor total do portfolio e, por outro, o valor da 25ª marca 4,4% menor que no ano passado com R$ 350 milhões.

As grandes vencedoras deste ano têm uma característica em comum. Todas apostam no relacionamento com o consumidor, no time-to-market, na fidelização e na conquista da lealdade: esses são atributos fundamentais em momentos de crise, quando a carteira encolhe e as pessoas precisam ser mais seletivas na hora da compra.

Essas marcas entregam não só promessas verdadeiras, mas ações que definem as fronteiras de um território e posicionamento único e relevante.

Porto Seguro, Ipiranga, Renner, Cielo, Totvs e Localiza são exemplos de marcas que colocaram o cliente no centro da sua estratégia, oferecendo serviços que vão além de seu escopo de negócios, superando as expectativas, criando novas necessidades e, consequentemente, gerando mais valor.

Podemos dizer que todas essas marcas sabem caminhar no “ritmo da vida”, sabem fortalecer o vínculo com o consumidor em cada micro-momento. Promovem diálogos e experiências consistentes e surpreendentes, sempre.

Por outro lado, em muitos casos, o cenário econômico e a queda no ritmo do consumo têm sido o grande impedimento para o crescimento no valor de marca.

Aquelas marcas que demoram para entender as novas dinâmicas, os desafios e as oportunidades do mercado acabam por não construir estratégias capazes de ultrapassar as barreiras impostas pela concorrência acirrada e saem perdendo.

Nessa linha, o patrocínio aliado a Estratégia da Marca tem se mostrado uma excelente ferramenta para catalisar a construção de experiências únicas, capazes de encantar consumidores e engajar o público interno.

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos do Rio, estudamos a fundo esse assunto. Junto com o ranking, compilamos exemplos de Marcas que construíram identificação, lealdade e consequentemente valor a partir de suas Estratégias de Patrocínio. É o que você verá na versão ampliada deste estudo.

Enfim, para nós é claro que atributos como a Clareza, Comprometimento, Capacidade de Resposta e a Autenticidade de uma marca devem ser trabalhados em primeiro plano. Nesse contexto a máxima do branding, continua mais importante do que nunca: é preciso ser antes de comunicar.

Boa leitura!


Daniella Giavina-Bianchi

Diretora-Executiva
Interbrand São Paulo


Beto Almeida

Diretor-Executivo
Interbrand São Paulo